Artigos

Direitos Trabalhistas - Nota oficial do Ministério do Trabalho

Terça-feira - 20/09/2016 - 9:00h

CND

No dia 12 de setembro (segunda-feira passada), o Ministério do Trabalho veio a público trazer algumas informações importantes sobre os Direitos Trabalhistas. A partir de agora, não haverá o aumento na jornada de trabalho, que atualmente conta com 44 horas de trabalho semanais; por conseguinte, a jornada diária continuará a mesma de oito horas trabalhadas. O que está em discussão e é possível que aconteça, é que os trabalhadores, através de representantes, ajustem, de forma mais vantajosa para si, o cumprimento de suas horas de trabalho.

DIFAL para consumidor final não contribuinte

Terça-feira - 06/09/2016 - 9:00h

starcont post3 ago

Como vimos anteriormente, o DIFAL ou diferencial de alíquota, é um cálculo que visa proteger a competitividade do Estado onde o comprador reside. Em outras palavras, é um taxa que pagamos quando compramos produtos interestaduais, com a finalidade de Estado de origem não ficar em desvantagem quanto ao ICMS.

Antes do convênio ICMS 93/2015, o DIFAL era aplicado nas operações interestaduais para consumidor final e contribuinte do ICMS.

DeSTDA - Saiba o que é e até quando entregar

Quinta-feira - 25/08/2016 - 9:00h

DeSTDA

A Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação, ou simplesmente DeSTDA, é uma declaração mensal, instituída pelo Ajuste Sinief 12/2015, que deve ser apresentada pelos contribuintes do ICMS que possuam Inscrição Estadual e sejam optantes pelo Simples Nacional para a UF de origem e para cada UF em que o contribuinte possua inscrição como substituto tributário. Caso a empresa tenha filiais, deverá ser enviada uma declaração para cada Inscrição Estadual dos estabelecimentos do contribuinte. Os Microempreendedores individuais (MEI) e os estabelecimentos que sejam impedidos de recolher o ICMS pelo Simples Nacional estão isentos da obrigação de apresentar a declaração.