Qual o melhor tipo de controle de ponto para cada empresa?

 

 
Terça-feira - 20/03/2018 - 9:00h

starcont controle ponto

O registro de ponto vai além do controle de entrada e saída do funcionário. Ele é uma importante ferramenta garantida em lei, que protege tanto o empregado quanto o empregador em eventuais conflitos judiciais ou de definição de horas extra. De acordo com o artigo 74 da CLT, todos os estabelecimentos que possuírem mais de dez funcionários são obrigados a registrar a entrada e saída deles- incluindo-se a pausa do almoço- seja de forma manual, mecânica ou eletrônica.

A empresa tem liberdade para escolher qual o melhor tipo de marcação para o registro, no entanto é preciso levar em conta a quantidade de funcionários e o fluxo das horas de entrada e saída, independente do meio que escolher. Conheça as formas de registro disponíveis no mercado e escolha a que melhor se adapta ao ambiente de trabalho.

  • Livro de ponto: Também chamado de caderno de ponto, é a opção mais barata para a empresa. Indicado para empresas menores que possuem poucos funcionários ou que estes trabalhem por hora. Demanda constante controle, além de ser muito suscetível a falhas e fraudes.
  • Relógio cartográfico: Indicado para empresas em crescimento e que não queiram investir muito alto. Como o horário do funcionário é fixo e pré-definido, ele não consegue modificar ou falsificar as informações contidas no cartão. O controle de horas fica mais fácil para o departamento responsável, porém exige certo monitoramento para que outro funcionário não bata o ponto de outro. Demanda uma responsabilidade grande por parte dos empregados que devem ser pontuais ao “picar” o cartão.
  • Relógio com código de barras: Normalmente utilizado por organizações de grande e médio porte, com muitos funcionários. Cada funcionário recebe um cartão individual que contém suas informações. Com o desgaste do código de barras contido no cartão, é necessário trocá-lo de tempos em tempos. Facilita o trabalho de conferência das horas, pois envia um relatório completo e personalizado de cada funcionário, diretamente ao computador do departamento responsável. É de grande importância para o empregado guardar o papel impresso pelo relógio, como forma de controle próprio.
  • Relógio biométrico: A biometria ou impressão digital é o que existe de mais moderno em relógio de ponto, impossibilitando as chances de fraude. Com o passar do tempo tornou-se uma tecnologia mais acessível a pequenas empresas. Por ser considerado o melhor sistema de controle é indicado para empresas de pequeno, médio e grande porte. Possibilita que funcionários registrem seu ponto, mesmo a distancia, por meio do leitor de impressão digital. Atente-se para o suporte pós-venda do modelo escolhido.

 

Para saber mais: alguns funcionários estão dispensados da obrigatoriedade do controle de jornada de trabalho. São eles: gerentes e empregados considerados cargo de gestão e funcionários que exerçam atividade externa incompatível com a fixação de um horário de trabalho (motoristas de entrega, por exemplo). A dispensa da marcação não impede, contudo, que o empregador registre, de alguma maneira, as horas trabalhadas.

Fique de olho: caso o empregador não disponibilize o controle de ponto, conclui-se a sonegação de documentação essencial à vida funcional dos empregados, sendo necessário reparo dessa irregularidade.

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.

Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones
11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp) / Skype: star.cont

 

      Voltar