O que é Diferencial de Alíquota?

Terça-feira - 14/06/2016 - 9:00h

starcont post2 jun

O Diferencial de Alíquota do ICMS, ou DIFAL, é um instrumento que visa proteger a competitividade do estado onde o comprador reside. Por exemplo, no estado X um determinado produto é mais barato do que no seu estado Y, pois o ICMS do estado X é menor. Logo, o consumidor preferirá comprar o produto do estado X. O DIFAL, então, é uma tarifa cobrada do comprador do estado Y para tentar equilibrar essa situação.

As compras por internet começaram a ser uma grande ameaça para os outros estados, visando que a maioria dos produtos são enviados dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro para os demais, a arrecadação dos outros estados acaba saindo prejudicada. O convênio ICMS 93/2015 foi criado para que os estados onde os compradores dos produtos residem receba parte do ICMS da transação, ou seja, a diferença que existe entre o ICMS do estado do vendedor e do comprador.

Para melhor entendermos, vamos a um exemplo prático: uma empresa que atua no Rio de Janeiro vende um produto X para um consumidor que se situa em São Paulo. Para essa mercadoria X é cobrado um ICMS interestadual de 12%. Pois a alíquota interna de São Paulo é de 18%. Sendo assim, o cálculo a ser feito é de 18% - 12%, resultando no valor de 6% que será pelo consumidor em favor de seu estado, no caso, São Paulo.

Os valores das alíquotas variam de estado para estado:

  • • Operações com estados do Sul e Sudeste (exceto ES): 12%
  • • Operações com estado do Centro-Oeste, Norte, Nordeste e Espírito Santo: 7%
  • • Operações com produtos importados ou com conteúdo de importação superior a 40%: 4%

Em resumo, o DIFAL vai ocorrer quando houver relações interestaduais, entre contribuintes do ICMS para uso e consumo de produtos e mercadorias, tendo para o destinatário uma cobrança da diferença de alíquotas de ICMS dos dois estados, para que o estado do comprador não seja prejudicado.

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer o seu Imposto de Renda com segurança e confiabilidade. Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones 11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp)

 

Referências:
Central de Concursos - Youtube
Contabilidade no Brasil
asseinfo
Jornal Contábil
Senior

 

      Voltar