Strict Standards: Non-static method JoomSefLogger::Log() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /var/www/html/starcontcontabilidade.com.br/web/components/com_sef/sef_ext/com_content.php on line 84
Entenda a malha fina do Imposto de Renda - Star Cont Contabilidade

Entenda a malha fina do Imposto de Renda

Terça-feira - 26/04/2016 - 8:00h

Entenda a malha fina do Imposto de Renda

O que é?

A malha fina é uma espécie de “peneira” que verifica as inconsistências de todas as declarações de Imposto de Renda que foram feitas e não deixa passar aquelas que estão com pendências. Essa “peneira” checa a declaração em várias instâncias, como as informações cruzadas com as instituições bancárias, estabelecimentos comerciais, e as informações emitidas pelo próprio contribuinte.

Para fugir da malha fina é muito importante que faça a declaração antecipadamente, para que ela possa ser feita com calma e atenção. É fundamental estar atento aos números preenchidos, pois as vezes erros de digitação podem fazer com que o processo entre em divergência, e ao preenchimento de todos os campos, se não foi preenchido um campo a mais ou um a menos.

No dia 10 de março a Receita Federal liberou a consulta aos lotes residuais do Imposto de Renda de contribuintes que caíram na malha fina do ano de 2016. Porém, a malha fina do IR de 2016 só será liberada no ano que vem.

 

O que fazer se “cair” na malha fina?

Uma vez que seu processo “caiu” na malha fina, o contribuinte tem acessos as pendências e pode retificar a declaração, para que, então, o processo siga. A restituição é feita depois de um período de tempo indeterminado, podendo demorar até anos.

É muito importante retificar a declaração, pois problemas com contas bancárias, compras e financiamentos estão dentre uma das dores de cabeça que podem ser causadas.

Entre em contato com seu contador, pois ele terá as informações certas para te orientar.

 

Restituição:

Na malha fina de 2016 foram incluídas 994 contribuintes e serão pagos R$ 6,7 milhões de contribuições, com a maior parte relativa ao ano de 2011. É importante lembrar que as restituições só são pagas quando o contribuinte quita suas questões pendentes com a Receita Federal. A restituição ficará disponível no banco por um ano, e pode ser solicitada pelo seu contador.

 

Principais motivos que podem levar a malha fina:

  • • Deixar de informar rendimentos recebidos durante o ano;
  • • Deixar de informar os rendimentos e outras informações dos dependentes;
  • • Lançar os mesmos dependentes quando a declaração é feita em separado pelos cônjuges ou companheiros ou informar dependentes sem ter a relação de dependência;
  • • Deixar de informar os rendimentos de aluguel recebidos durante o ano;
  • • Não lançar os valores recebidos de Fapi (Fundos de Aposentadoria Programada Individual) como rendimentos tributáveis, sem direito à parcela isenta;
  • • Não lançar a pensão alimentícia recebida como rendimentos na ficha de rendimentos tributados recebidos de pessoa física; Não relacionar valores de alugueis recebidos de pessoa física na ficha de recebimento de pessoa física.

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer o seu Imposto de Renda com segurança e confiabilidade. Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones 11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp)

 

      Voltar