Elisão fiscal: pague menos sem sonegar impostos


 
Terça-feira - 03/10/2017 - 9:00h

elisao fiscal

Para quem não sabe ou desconhece, elisão fiscal é uma prática legal contábil, que permite adequar uma empresa a um formato que seja mais vantajoso. Vale lembrar que a elisão fiscal difere-se em tudo da evasão fiscal. A primeira é uma forma intencional e legal de se pagar menos impostos. A última, por sua vez, é a popular sonegação, ou seja, é deixar de recolher um tributo ou fazê-lo parcialmente, e ainda que não seja intencional, fere a lei, dá multa e pode levar o empresário à cadeia. A elisão fiscal é, então, nada mais, nada menos que uma gestão tributária inteligente, que apoiada nas leis, permite-se que pague menos impostos.

Qualquer empresa pode praticar a elisão fiscal. Aliás, não só pode, como deve. Adotar a elisão fiscal significa seguir as melhores práticas de gestão tributária, se valendo de permissões da lei ou omissões dela para reduzir o peso dos impostos no orçamento.

Além disso, um bom planejamento tributário depende da presença de um bom contador, seja como profissional contratado ou terceirizado. Se você já possui esse tipo de serviço, é possível que a sua empresa já esteja se valendo da elisão fiscal e pagando menos impostos, ainda que você sequer perceba isso.

Quanto a aplicação da elisão fiscal nas empresas, ela pode se dar tanto por apoio da própria lei, quanto de brechas nela. No primeiro caso, há um estímulo legal para que as empresas façam escolhas mais vantajosas para elas do ponto de vista econômico. Vale a pena dar uma conferida com seu contador e ver qual o melhor caminho a se seguir para a elisão fiscal.

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.

Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones
11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp) / Skype: star.cont

 

Referências: Jornal Contábil

      Voltar