Exportação direta e indireta: quais as diferenças?

Terça-feira - 27/10/2020 - 13:00h

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Ao apostar nas vendas internacionais, por exemplo, o gestor vai se deparar com a exportação, que pode ser:


Exportação direta não existe nenhum intermediário no processo. Ou seja, a própria empresa é a responsável pela venda em outros países e pelos trâmites burocráticos para encaminhar o produto ao destino final. Cabe a ela produzir a mercadoria de acordo com a legislação do país de destino e liberar a carga junto à Receita Federal. Portanto, a companhia atua como fabricante, exportadora e embarcadora


Para operar de forma segura e correta é fundamental conhecer passo a passo, os procedimentos que envolvem a exportação dos produtos. Cada estágio exige domínio das informações correspondentes:

  • pesquisa e conhecimento do mercado no país para o qual se deseja exportar;
  • contato e negociação com o importador;
  • providências da documentação de exportação;
  • ciência dos acordos comerciais no exterior;
  • embalagem e transporte;
  • transações financeiras relacionadas à exportação.



Na exportação direta, não há incidência de ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e o IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados é isento. É essencial conhecer bem sobre o comércio exterior para assegurar que os trâmites fiscais serão realizados adequadamente.


Exportação indireta existe um intermediário, que pode ser um consórcio de exportadores, uma empresa comercial exportadora ou trading companies (especializadas em operações de exportação e importação). Assim, a produtora não precisa se preocupar com as burocracias do comércio internacional. 



Basicamente, existem três tipos de organizações de intermediários que atuam na exportação indireta?

  • consórcio de exportadores;
  • firma comercial — aquela que vende no mercado interno e também para o exterior;
  • trading company, uma empresa especializada em operações de comércio exterior (importação e exportação).



Vantagens e desvantagens


Exportação direta:


Quando a empresa atua em toda a logística, naturalmente está impulsionando a sua visibilidade com a estrutura de exportação — as estratégias de marketing internacional, que são indispensáveis, permitem a expansão da sua carteira de clientes.


A desvantagem desse sistema é que inicialmente requer um investimento maior em capital humano, bem como o custo operacional — é necessário ter um departamento próprio para esta função, que seja capacitado para lidar com todas as burocracias envolvidas.


Vantagens

Se você deseja ter o controle total da sua operação de exportação, algumas vantagens são significativas e podem valer todos os esforços internos:

  • redução dos gastos com terceiros;
  • internacionalização da marca;
  • melhor margem de lucro a médio e longo prazo;
  • autonomia sobre as estratégias do processo de negociação internacional;
  • maior domínio do planejamento interno;
  • controle das demandas, pedidos e vendas;
  • contato direto com o importador.


Desvantagens

Se por um lado existem vantagens, alguns pontos negativos que dizem respeito aos custos devem também ser observados:

  • investimento alto na capacitação voltada para o comércio exterior;
  • necessidade de contratação de pelo menos um profissional nível sênior;
  • maior investimento em marketing e logística.



Exportação indireta:


O custo reduzido é sem dúvidas um dos principais atrativos da exportação indireta, especialmente para quem vai iniciar nesse mercado, tendo pouca experiência e um orçamento mais apertado.


Como desvantagem, a exportação indireta apresenta o fato de a empresa não conquistar uma presença forte lá fora, porque não será internacionalizada e isso atrapalha os planos de crescimento — a sua empresa não ganha visibilidade nem está se capacitando para dominar com excelência a prestação desse serviço.


Vantagens

  • com o apoio de um intermediário a exportação acontecerá mais rápido;
  • não é necessário investimento em mão de obra especializada;
  • a pesquisa de mercado é realizada pela empresa de comércio exterior;
  • facilidade de comunicação com empresas que atuam intermediando vendas externas;
  • operações terceirizadas, mais práticas e simples;
  • maior segurança de investimento, pois os riscos são do intermediário;
  • lucratividade garantida com a venda interna e responsabilidade da empresa exportadora em realizar a venda fora do país.


Desvantagens

Vamos agora aos pontos negativos da operação por exportação indireta:

  • o risco menor, reduz também a margem de lucro;
  • relacionamento inexistente com o importador;
  • dependência comercial do exportador na representação fora do país.



Tipo de empresa adequada para cada modalidade


Se para vender fora do país for necessário estudar e compreender todas as etapas correspondentes, o melhor caminho é contratar um intermediário e se inteirar aos poucos da operação, até que esteja apto a atuar por conta própria.


O bom domínio do idioma confere maior segurança na hora de se negociar com o importador. A comunicação clara e fluída vai ajudar a fechar negócios mais interessantes e rentáveis.

Todos esses aspectos devem ser observados para evitar investimentos desnecessários e prejuízos de médio e longo prazo. A escolha da operação influencia no resultado, mesmo para um produto com alto poder de comercialização fora do país.



Como saber qual a melhor opção para a minha empresa?


Para quem está iniciando e não tem uma bagagem grande de experiência, talvez a alternativa ideal seja apostar na indireta. Mas para quem já tem um grau de maturidade maior e recursos financeiros disponíveis, a direta se mostra vantajosa.


Apesar de serem dois caminhos distintos, uma das alternativas se encaixará melhor aos objetivos do seu empreendimento. Lembre-se de que essa decisão pode fazer toda a diferença nos seus resultados.



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O planejamento financeiro é crucial para o sucesso da empreitada.


O ideal é que as despesas com tarifas bancárias sejam as menores possíveis para valer a pena atuar com a exportação. Por isso, ter um meio econômico para enviar e receber dinheiro do exterior é tão importante, quanto o comércio dos produtos.


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