Vale a pena sacar os R$ 1.045,00 do FGTS?

Sexta-feira - 07/08/2020 - 13:00h

starcont auxilio fgts

A medida auxiliar diante da crise do Coronavírus libera até R$ 1.045 do FGTS.

Segundo a Exame, aproximadamente 60 milhões de brasileiros pretendem sacar o dinheiro.


Como será realizado o saque?
Primeiro será feito um depósito, entre junho e setembro, em uma conta poupança digital da Caixa, e o trabalhador poderá usar o dinheiro apenas para pagar contas, boletos e fazer compras online, por exemplo. Saques e transferências seguem outro calendário, que vai de julho a novembro, de acordo com o mês de aniversário.

Para saber se vale a pena realizar esse saque, a pergunta que deve ser feita é: “Preciso utilizar o recurso neste momento?”

Anualmente, o FGTS rende 3%, mais a Taxa Referencial (TR) que está praticamente zero.

Em alguns casos, dependendo do investimento a ser realizado com esse dinheiro, não vale a pena aplicar o montante, já que a SELIC está a 2,25% ao ano, ou seja, uma taxa menor que a inflação e menor também do que o rendimento do próprio fundo.

O UOL conversou com o professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Agostinho Celso Pascalicchio e, segundo ele, “vale a pena retirar o dinheiro do FGTS se isso vai evitar que você tome um empréstimo.”

Também em entrevista para o UOL, Ricardo Teixeira, coordenador do MBA em Gestão Financeira da FGV, diz que é preciso ter cuidado para não gastar o dinheiro agora e, depois, quando de fato precisar, ficar sem opção: “Se você, nesse momento, não está precisando, o melhor é deixar lá para evitar aglomeração. Também para não correr o risco de gastar agora e não ter mais essa opção daqui a algum tempo. Se não precisar, espere. O prazo de saque vai até 31 de dezembro."

Nossa dica é para que você saque o dinheiro para pagar dívidas que estão gerando juros, criar o seu fundo de emergência (que deve ser, preferencialmente o total de 6 meses do seu custo total de vida) e se pensar em aplicar, conferir todas as taxas de retorno e o tempo de aplicação.

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.

Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones
11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp) / Skype: star.cont

      Voltar