INSS e aposentadoria

Segunda-feira - 25/04/2022 - 13:00h

20220412 starcont INSS

Antes de tudo, o que é aposentadoria, afinal?
Aposentadoria é uma prestação previdenciária, uma remuneração recebida mensalmente. Esse benefício é garantido a todo trabalhador brasileiro que completar os requisitos mínimos determinados por Lei.

Há 4 tipos de aposentadoria:

  1. Aposentadoria por Invalidez: concessão desta aposentadoria é devida ao contribuinte que ficar incapaz para o exercício do trabalho em consequência de doença ou acidente, de maneira total e permanente, não sendo possível sua reabilitação.

  2. Aposentadoria por Idade: devida a todos os segurados que completarem a idade mínima de 65 anos para homens e 60 anos para mulheres. Exige-se uma contribuição mínima de 180 (cento e oitenta) contribuições, que totalizam 15 (quinze) anos. Com a reforma, a partir de 2023, a idade das mulheres passa a ser 63 anos.

  3. Aposentadoria por Tempo de Contribuição: benefício devido ao cidadão que comprovar o tempo total de 35 anos de contribuição para os homens ou 30 anos de contribuição para as mulheres, sem importar a idede.

  4. Aposentadorias Especiais: devida aos trabalhadores que exerçam atividades sob condições especiais, que prejudiquem a saúde ou a integridade física. Entre elas, encontramos:

    a. Exposição a agentes nocivos - devida ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física;

    b. Deficiência física: dependerá do grau de deficiência (grave, moderada ou leve), pois a contribuição pode variar conforme cada caso.

 

Quer saber mais sobre aposentadoria, quando e como você pode solicitar o benefício?
Entre em contado conosco.

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.

Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ou telefones 11 2115.5009 / 11 99965-2682 (Whatsapp)

      Voltar