Documentos que devem ser entregues mensalmente ao contador

Terça-feira - 06/06/2019 - 14:00h

starcont documentos contador 2

Confira os documentos que devem ser entregues ao contador. É de sua obrigação o fornecimento de informações, para que o contador envie aos órgãos competentes.

O objetivo principal de uma contabilidade, além de uma assessoria em um planejamento fiscal, tributário e financeiro, é manter a empresa em dia com suas obrigações legais para que a empresa permaneça regular.

O contador, apenas conseguirá fazer o seu trabalho se o empreendedor enviar mensalmente as informações e documentos dentro dos prazos previstos em Leis, de maneira organizada e correta.

A implantação do eSocial que unificou as informações perante a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Previdência Social e o Ministério do Trabalho, é um bom exemplo da necessidade de se manter o fluxo documental em ordem. Se por um lado reduzirá as falhas, por outro, as multas pelo descumprimento dos prazos no envio dos arquivos, serão aplicadas com maior rigor. Sem o envio correto das informações os prazos não poderão ser cumpridos.

• Movimento Fiscal

1. Notas Fiscais: todas as notas fiscais de entrada e saída (produtos e serviços);

2. Arquivos Eletrônicos: XML de Notas Fiscais.

 

• Movimento Contábil/Financeiro

1. Extratos bancários;

2. Relatório do movimento bancário: relatório descritivo de todo o movimento bancário;

3. Demais movimentações bancárias: pagamentos, transferências, saques, aplicações, etc.;

4. Contratos: pagamento de seguros e financiamentos;

5. Despesas em geral;

• Controle de Estoque
O inventário é importante para a apuração do custo de mercadoria vendida. Estas informações de apuração são de caráter interno e devem ser discutidas com o contador para serem realizadas da melhor forma, pois este, tem menos influência sobre a sua realização.

É importante salientar que todo processo e pessoas dentro da empresa devem estar preparadas e organizadas, a fim de que possam auxiliar o contador na entrega das informações aos órgãos públicos.

  

Artigo original: Contábeis

 

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.

Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones
11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp) / Skype: star.cont

      Voltar