Contas digitais: O que são e como utilizar?

Terça-feira - 10/11/2020 - 13:00h

starcont contas digitais

No setor financeiro vem surgindo uma nova modalidade de empresas, criadas já com as transformações digitais do setor e que vieram para trazer ainda mais novidades e mudanças. São chamadas de fintechs, que estão tirando da inércia as instituições tradicionais para renovar a concorrência.


De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), transações por tecnologias digitais (tanto internet banking quanto mobile banking) representaram 74% das operações em abril deste ano. O resultado marcou aumento de 10 pontos percentuais sobre janeiro. As transações por telefones celular foram responsáveis por 67% das operações. Ao analisar os dados do primeiro semestre de 2020, no entanto, é importante considerar o contexto da pandemia e o fechamento de agências em parte dos estados.


O que é uma conta digital?

Conta digital é uma conta financeira (que pode ser de um banco ou de uma fintech) na qual o usuário pode abrir, fechar e utilizar todos os serviços de forma virtual, por um site ou aplicativo, sem precisar ir até uma agência.


A burocracia dos papeis vem dando um espaço cada vez maior ao mundo digital, onde até mesmo para abrir uma conta corrente o cliente só precisa estar conectado, sem precisar ir a uma agência.


Como funciona uma Conta Digital?

No dia a dia, as contas digitais são bem parecidas com as contas convencionais — mas nem todas possuem os mesmos recursos.

Na conta digital, por exemplo, é possível realizar operações como:

  • Guardar e movimentar o dinheiro;
  • Acompanhar o extrato financeiro;
  • Fazer e receber transferências bancárias;
  • Realizar saques, geralmente na Rede Banco24Horas;
  • Depositar dinheiro;
  • Pagar contas;
  • Fazer recarga de celular, etc.


O que são carteiras digitais?

As carteiras digitais permitem fazer compras e pagamentos diretamente em máquinas (as conhecidas maquininhas de cartão) bem como transferir dinheiro para carteiras digitais de outras pessoas. São exemplos PayPal, PicPay e ApplePay.


Diferenças para instituições tradicionais

As contas digitais permitem a realização de transações fora dos horários de funcionamento das unidades bancárias, embora instituições em geral mantenham limite para o processamento de operações. Por outro lado, geraram impactos sobre os trabalhadores do ramo financeiro, como o enxugamento de postos de trabalho nessas instituições.


Contas digitais são seguras?

O fato de elas serem digitais não as torna inseguras. No entanto, assim como em bancos tradicionais, existem fraudadores na internet que tentam fazer clientes caírem em golpes.

A principal recomendação é nunca fornecer os seus dados, a não ser que você mesmo tenha aberto o site ou app.

Você conta com os serviços da Star Cont Contabilidade para fazer toda a parte contábil da sua empresa com segurança e confiabilidade.

Entre em contato conosco pelo site, email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones
11 2115.5009 / 11 2717.6805 / 11 99965-2682 (Whatsapp) / Skype: star.cont

      Voltar